quinta-feira, 22 de maio de 2014

Rosa que hipnotiza


Resolvi dar uma volta na hora do almoço e, quer coisa melhor que se enfiar em um shopping, com a chuvinha de molhar bobo caindo lá fora???? Joguei as tranças pro lado e me mandei... Andei, olhei lojas, comprei uma coisinha aqui, outra ali e, resolvi comer por lá mesmo. Escolhi uma mesinha bem discreta, mas que me permitisse ficar olhando o vai e vem das pessoas, seu jeito de caminhar, suas feições, seu jeito de comer, enfim, que me desse uma visão ampla do que me cercava. Bingo! Tentei me distrair com meu lanche, mas, eu queria ver tudo e analisar, claro: chegaram 03 meninas e ficaram de papo, esperando por uma quarta componente do grupo - que chegou em seguida, falavam, gesticulava, carregavam mochilas enormes e coloridas e, de repente, levantaram e saíram, indo em busca de outro local para poder satisfazer a fome. Uma senhora chegou e sentou perto de mim, comia distraída e, só deixou de prestar atenção ao que comia, quando pegou um folheto da bandeja – que servia como uma toalhinha de mesa e, começou a ler tudo o que havia de curiosidade sobre as várias copas do mundo pelo mundo. Entrou uma menina com o cabelo metade preto e metade pink, combinando incrivelmente com a cor da calça que usava, comia como se não houvesse nada ao redor dela, despreocupadamente, alheia a tudo. E, eu na tranqüilidade de poder observar sem ser pega no flagra, senti meus olhos serem atraídos para algum ponto “rosado” da praça de alimentação. Quando fixei meu olhar nesse ponto, vi um homem, na casa dos seus 40 e poucos anos, com um casado escuro e, por baixo, uma camisa “cor-de-rosa.....choque, por isso, não provoque”....rsrsrsr.... A camisa era de um rosa fosforescente/fluorescente que chegava a brilhar, não estou exagerando. Fiquei olhando, quase que hipnotizada e pensei: esse rosa tão rosa deveria ser proibido de ser usado, seja por homens ou mulheres. Primeiro, porque é feio – e, se a pessoa resolve suar, certamente, as manchas serão visíveis e muito cor-de-rosa; segundo, porque esse tom de rosa, é cor de bala, de algodão doce, de maria-mole – usar é ser como aqueles caminhões de sorvete (de filme americano) que, com uma musiquinha chata, atrai as crianças  para gastarem seus trocados em geladinhos e, terceiro, porque ele anula qualquer pessoa que tenha a coragem de usá-lo: essa cor parece ter vida própria,  tem brilho próprio. Fui acompanhando o cara com os olhos grudados na camisa e, tentando imaginar se ele não teria uma pessoa que o tivesse impedido de sair de casa com aquilo. Mas, como diz o ditado: cada louco com suas manias.  A minha é observar, tentar entender, escrever e divertir quem lê meu blog e, claro, ficar longe de confusões. Uma semana muito rosada a todos nós.....Ah, foi ótimo ter saído e ter “divertido” minhas idéias.


quarta-feira, 21 de maio de 2014

Livro Físico ou On Line????


Bom dia... Estou lendo, só prá variar. Amo ler. A leitura sacia a vontade de novos conhecimentos, o desejo de novos lugares. Raramente estou sem um livro em mãos, são os melhores companheiros de viagem, de quarto, de silêncio. Ler desnuda a alma do escritor e inunda a nossa de coisas novas, de momentos de puro prazer e aconchego – aliás, “aconchego” é uma das minhas palavras favoritas, porque engloba muitos sentimentos e gestos: amor, saudade, abraço, beijo, toques sutis, ouvir seu nome ser dito de forma carinhosa, um olhar mais doce...Bem, voltando ao assunto da leitura, fui apresentada ao universo da leitura on-line, aquela onde nos registramos em um site que oferece uma infinidade de títulos e, por um determinado tempo, podemos usufruir gratuitamente de 05 títulos – isso dependendo do site, claro. E, como toda ariana curiosa, resolvi me apresentar a esse universo da leitura virtual: entrei, me registrei, baixei um livro, comecei a ler e, na segunda página, ou melhor, na página seguinte ao nome do livro, desisti. Tudo embaralhou, a vista cansou e fiquei incomodada, pois sentia que faltava algo – não gosto de me sentir assim, porque me dá calor,  palpitação e não sei explicar o porquê dessas sensações, só sei que não saber isso me deixa mais irritada ainda. Bom, tirei o livro da tela e peguei o que estava lendo fisicamente e, pronto, descobri o que me incomodou no virtual: o físico! Um livro nas mãos é mais vivo, o enredo parece mais verdadeiro, os personagens mais reais, os cheiros entranham em nossas narinas e, nada se compara a sensação gostosa de folhear um livro, aquele ir e voltar para reler algo, relembrar alguma passagem ou, simplesmente, virar e revirar suas páginas, nos permitindo – na nossa ilimitada imaginação de leitor, fazer parte daquele enredo. Adoro isso. Gosto de marcar o que mais me chama a atenção, gosto de, depois de um certo tempo, pegar novamente aquele livro e reler o que assinalei e que, em momentos diferentes em nossa vida, sempre tem um novo significado. É muito legal ver a tecnologia dando essa oportunidade para quem gosta de ler, para quem gosta de descobrir novos autores, novas estórias/histórias, mas, nesse quesito, sou mais o bom e velho amontoado de folhas chamado Livro.

sábado, 17 de maio de 2014

Mais um livro....

Entrei numa das tantas promoções culturais que sempre descubro, que premiam com livros ou ingressos para cinema e teatro e, uma delas pedia para completar o seguinte: "o amor te leva para.....". Li e fiquei tentando achar uma resposta que me ajudasse a ganhar o tal prêmio, fiquei matutando, pensando, analisando a questão e, resolvi que, além de querer o prêmio, precisava olhar pelo lado do sentimento, também. "O amor te leva para...." para onde? Para quem? Para o quê? E, abri meu coração, liberei minha mente e deixei fluir tudo o que engloba o amor, tudo aquilo que sentimos quando estamos em paz com nossa própria vida. A resposta surgiu leve, livre e envolvente, então, além de completar a frase, me senti expondo aquilo que me vai na alma: "o amor te leva para....um lugar onde a paz domina, a cumplicidade é a base de tudo, o respeito se faz presente e a liberdade de ser alguém dentro da relação  simplesmente acontece, bem como a individualidade de cada um não afasta, ao contrário, aproxima e aconchega muito mais". Relendo, agora, percebo que é isso o que falta nas relações, homem-mulher e entre famílias: individualidade que aproxime, que vire algo duradouro. Gostei do meu complemento à questão colocada e, a promotora do concurso cultural, também: ganhei o livro "Eu te vejo" e me deixei levar por aquilo que mais gosto: verdade e sinceridade. 

quarta-feira, 14 de maio de 2014

I'm back!!!!!

Andei sumida e, não por falta de assunto, mas porque tudo anda muito corrido, a vida anda muito louca e eu, idiotamente, me deixei influenciar por isso. Mas, depois de descobrir que meu sobrinho "visitava" meu blog e que percebeu que nunca mais postei nada, vi que tinha que me puxar e voltar a criar, a colocar no papel minhas idéias, meus sonhos, meus devaneios. Postei,  no face, um texto sobre felicidade e, por ter gostado do conteúdo, ele virou um texto no meu blog também; mas, veio para cá, porque vi que as pessoas curtiram o que escrevi e comentaram, dizendo que eu tinha razão nas minhas colocações. Esse ato de escrever, de pensar, de compartilhar idéias me faz bem, me faz sentir viva, me faz sentir que, de alguma maneira, contribuo para o sorriso de alguém, ajudo alguém a pensar, a refletir sobre algum assunto. E isso é gratificante, me faz uma pessoa melhor, me faz sentir que, de alguma maneira, estou ajudando a colorir mais o dia de alguém. Uma ótima semana a todos nós!

Custa ser Feliz?????





           Ás vezes, fico prestando atenção as pessoas a minha volta e percebo que reclamam de tudo: do tempo, do salário, do colega de trabalho, do familiar chato, do transporte coletivo, do próprio carro, do filho/a, do marido, da diarista.....E, fico triste porque vejo que, essas pessoas que reclamam, são aquelas que tem um lugar quentinho para se proteger de qualquer tempo, tem um ótimo salário, os colegas são "suportáveis", não andam de ônibus no horário que realmente estressa, tem filho/a que estuda, trabalha e não incomoda, uma pessoa que faz tudo na casa para quando chegar tudo estar ao seu gosto.Fico triste porque essas pessoas não sabem o que é ser feliz, não curtem sentar na grama e dar gargalhadas com os amigos, não riem de qualquer besteira, não sacodem o corpo ao som de qualquer música - por mais podre que essa seja, não se permitem ser idiotas, não riem de si mesmos....Fico triste porque tudo é muito superficial, muito forçado....Mas, ao mesmo tempo, me sinto feliz por saber que para mim, a felicidade está nas pequenas coisas, nos momentos de confraternização com a família, com os amigos, no brincar com meu cachorro, no comer uma bobagem qualquer quando dá vontade, no rir de doer a barriga de bobagens que assisto na TV. É isso. Sou feliz. Muito feliz. Tenho um pai que está inteiraço, sobrinhos que são quase meus filhos, poucos amigos, mas todos phodásticos, uma família muito especial e importante para mim, um cachorro que amo demais, uma casa para me refugiar, me sentir aconchegada e protegida, um emprego que satisfaz minha vontade de boas coisas, enfim, me sinto agraciada por ter tudo isso, abençoada por poder viver tudo isso e agradecida por Deus me proporcionar e dar a oportunidade de expor o que sinto e como me sinto....Uma boa noite. Uma ótima quarta-feira a todos nós. Muito mais paz e consciência do que se possui. Muito mais força e fé em uma força maior que nos permite estar aqui e viver o que há de melhor...

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Melhores idades


Outro dia escrevi sobre estar “quase” na Melhor Idade e, depois de ler e reler o texto, percebi que, apesar de ser bom envelhecer com maturidade, tranqüilidade e um pouco de experiência, o ruim de chegar a idade - onde achamos que já sabemos tudo da vida,  é que começamos a ver o mundo menos bonito, menos colorido, menos inocente. Fico vendo as pessoas mais velhas sendo diretas, dizendo o que pensam sem se importar se magoam o outro ou não e, somos assim mesmo, tiramos proveito dessa “dita” experiência para soltar o verbo, despejar tudo o que nos incomoda no outro – ou quem sabe, nos mata de inveja. Os mais velhos criticam o jeito do jovem vestir, falar, andar, jogar o cabelo para todos os lados, sentar, enfim, tudo o que não podiam fazer em sua juventude, pois, eram duramente fiscalizados por padrões extremamente rígidos e que tolhiam até seu jeito de pensar. Algumas pessoas de mais idade conseguem acompanhar essas mudanças, essa modernidade que nos enfiam goela abaixo e que, usada de maneira saudável, tem seu proveito. Mas, outras, não conseguem se adequar a tanta liberdade de expressão, tanta coisa explícita esfregada sem pudor em seus rostos repletos de rugas de repressão, de receio de aceitar o novo, o atual. E, em algumas coisas concordo que há liberdade demais e controle de menos, mas, tudo é fase, tudo é uma questão de boa vontade e de permitir que o novo entre em nossa vida. O jeito é levarmos tudo com muito bom humor, afinal, o jovem de hoje será o idoso de amanhã e, certamente, pensará exatamente como pensamos hoje. Não vamos reprimir nossos pensamentos, até porque, a expectativa de vida aumentou muito, então, teremos que conviver com muita coisa que não nos agradará e, no fundo, só nós, mais “experientes”, sabemos que a juventude é um sopro na nossa vida, passa rápido, então, deixemos a vida se encarregar de cada um de nós, o jovem e o idoso e, quem sabe, um dia encontremos o ponto de equilíbrio para uma convivência aceitável e tolerância diária. Ótima idade a todos.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

2014...Chegou....



Já em 2014....Tenho até um pouco de medo de lembrar que já se passaram 2014 anos e que, desses 2014, eu tenho 51....Ai, mesmo me achando uma "Boa Idéia", não ando tonteando ninguém ultimamente e, muito menos, deixando de lembrar que a dita Melhor Idade, está batendo a minha porta. E, colocando no papel, percebo porque nunca gostei de tudo escancarado dentro de casa: janelas, portas, basculantes.....para, quem sabe, essa tal melhor idade se atrasar um pouco, me deixar ainda curtir um pouco mais os movimentos do corpo que, mesmo não sendo tão abruptos e fáceis como na juventude, ainda me fazem sentir jovem porque consigo pular, saltar, dançar, coçar as costas sem ter que me esfregar no batente da porta, consigo pegar a ponta do pé sem gemer de dor....enfim, ainda sou dona dos meus movimentos. Mas, 2014 já está aí....Meus 52 quase chegando também e, o que quero dizer é que, apesar de tantos percalços, tantos entraves que vivi em  2013, foi um ano que me fez acordar para a vida; me fez perceber que, basta estar viva para sofrer decepções, dar gargalhadas da própria falta de sorte, fortalecer laços, cortar vínculos, descobrir forças dentro de mim que não imaginava existir, solidificar minha fé. Foi um ano em que percebi, também, que meu pai, apesar dos 81 anos da Melhor Idade e de ter perdido a companheira de uma vida inteira, há 10 anos atrás, descobriu, novamente, motivos para cantarolar no banheiro e sorrir sem motivos. Enfim, tudo o que passamos é para nos deixar mais fortes, esperançosos e, com a certeza de que tudo o que está guardado para nós, chega no momento certo; não precisamos correr atrás de nada, não precisamos deixar o desespero se apoderar de nós. E, se nossa fé nos move para a frente, mantém nossa mente aberta, nos dá a certeza de que, mesmo no meio do furacão, tudo vai dar certo, então, que 2014  traga coisas boas, paz, mais humanidade, humildade e me faça viver cada dia do novo ano com a esperança redobrada e alegria por acordar a cada nova manhã, me sentindo abençoada por viver há 51 anos cada Ano Novo que se apresenta....FELIZ 2014 A TODOS NOS!!!!